quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FOTOS da LUTA POLITICA de ACILINO RIBEIRO

“Os anos 70 e 80 foram marcados pela repressão aos comunistas, patriotas e revolucionários do Brasil. Foram os anos de chumbo, onde a morte era o preço da coragem, mas alguns não se intimidaram. Queriam um Brasil democrático e um Piauí livre, e sonhavam com justiça e liberdade para nosso povo. Muitos morreram no combate, poucos sobreviveram as prisões e as torturas nos porões da ditadura, fizeram parte da resistência para que outros participassem da libertação. ACILINO RIBEIRO foi um desses sobreviventes da utopia revolucionária. Por isso presto minha homenagem a um dos homens que aqui ficaram e lutaram para que outros pudessem retornar do exílio e continuar a luta pela democracia e a defesa da Pátria.”
LUIS CARLOS PRESTES - Palestra em Teresina/1985


Trajetória de um Guerrilheiro




Clique sobre as fotos para ampliar

Conhecendo a realidade fundiária do Piauí começa a



Uma vida dedicada a luta
pela Reforma Agrária

ACILINO RIBEIRO trabalhou doze (12) anos no campo como Advogado de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Associações Rurais Camponês no Piauí, defendendo os sem-terra e ajudando a fazer a reforma agrária no Estado.
Assumiu a Superintendência Regional do INCRA-PI em 1993 com o apoio da FETAG CUT CPT MST CDH, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associações Rurais Camponesas, Igrejas e Partidos de Esquerda. Resolveu os conflitos de terra e fez a reforma agrária no Estado do Piauí. Foi considerado o melhor Superintendente do Brasil pelo então Presidente da CONTAG, Francisco Urbano.
Durante sua gestão no INCRA enfrentou poderosas forças ligadas ao latifúndio. Denunciou políticos e latifundiários. Enfrentou grileiros e desafiou a própria base de sustentação parlamentar do Governo, PFL-PSDB. Nos 40 anos anteriores a sua gestão o INCRA Piauí desapropriou apenas 07 áreas de terra, totalizando 14.500 hectares e assentando somente 471 famílias. Em apenas 04 anos ACILINO RIBEIRO desapropriou 43 áreas de terra, solucionando todos os conflitos existentes, totalizando 200 mil hectares beneficiando 5.086 famílias. Transforma as 43 áreas em Assentamentos e cria mais 31 nas áreas do FUNTERRA beneficiando 3.171 famílias totalizando em sua gestão 71 projetos de Assentamentos com 8.279 famílias assentadas e 50.395 trabalhadores beneficiados em 41 municípios do Piauí.
Transformou todas ás áreas em Projetos de Assentamento, tendo entregue aos trabalhadores os Créditos Alimentação e Fomento, para a compra de alimentos e implementos agrícolas quando eram assentados, e o Crédito Habitação para a construção da casa própria no assentamento, além de ter estendido aos Projetos do Estado os créditos do PROCERA, quando cada família recebeu até R$ 7.500,00. Colocou nos assentamentos a infra-estrutura básica, necessária ao desenvolvimento rural, como rede de energia, estradas, poços com chafariz, escolas rurais, postos de saúde, casas de farinha, etc e fez em 04 anos o que seus antecessores não fizeram em 40.
Nos quatro anos a frente do INCRA escapou de mais de 100 conspirações e tentativas de golpes por parte dos latifundiários e políticos ligados a UDR para derruba-lo. Tendo se mantido no poder em todo esse período por uma ampla base de apoio popular liderada pela Igreja, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais e as Associações Camponesas. Em julho de 97 os latifundiários do Piauí ligados a oligarquia, exigem do Governo FHC sua saída do INCRA em troca de apoio no Congresso Nacional. Caiu o homem que fazia a reforma agrária no Estado, mas o Governador Mão Santa, convida-o para assumir a presidência do INTERPI, Instituto de Terras do Piauí, e a reforma agrária tem novo avanço.
No INTERPI, ACILINO enfrenta os grileiros, retoma um milhão de hectares de terras roubadas, reintegra-as ao patrimônio do estado e junto com o Governador Mão Santa entregam as mesmas para 15 mil famílias sem-terra. Leva infra-estrutura aos Assentamentos e hoje o Estado do Piauí tem 136 projetos desenvolvidos pelos dois que somados aos do INCRA totalizam mais de 200 assentamentos.
Ele fez o que tinha que fazer: A Reforma Agrária.
COMITÊ SINDICAL DE TRABALHADORES RURAIS
ACILINO RIBEIRO


ACILINO disse várias frases as quais
podemos sintetizar seu pensamento

1. O Brasil ainda vive o cativeiro da terra. E o problema do Piauí não é a seca, é a cerca.
2. O Brasil foi um país de presos políticos. Hoje deveria ser um país de políticos presos.
3. Vivemos num país onde o povo passa fome e não tem onde morar.
4.A crise que vive o Brasil não é apenas uma crise politica, econômica e social, mas uma crise moral de falta de vergonha na cara de quem governa êssepaís.


Entrega Decretos de Desapropriação e Títulos de Terra em 51 municípios para 10.083 famílias, beneficiando 51 mil trabalhadores rurais como... (clique sobre as fotos para ampliar)



Leva infra-estrutura para os Assentamentos construindo 27 Escolas de 1º Grau, 28 Casas de Farinha, e distribuindo 15.600 cestas básicas e...
Clique nas fotos para ampliar


Biografia de um Revolucionário
Texto do Jornalista
PIRES DE SABOIA

ACILINO RIBEIRO, Advogado, líder estudantil na década de 70 e ex-dirigente de DCE da UDF, onde se formou pela Faculdade de Direito em 1979. Foi Vice-Presidente do MDB Jovem DF, no período de 77-79. Entrou no PCB em 1968 com 15 anos de idade e ainda jovem milita na luta estudantil, apoiando a guerrilha contra a ditadura militar. Preso e processado em 69 continuou a luta após ser libertado. Depois da Anistia retornou ao Piauí em 79 e com o PCB na clandestinidade iniciou a formação do PT, depois ingressando no PMDB.
Foi Presidente Regional do PCB e do PPS no Piauí até março de 2003, quando retorna ao PCB e assume a sua direção no Estado.
Fundou o Comitê de Defesa dos Direitos Humanos no Piauí, e foi seu primeiro presidente.
Como advogado exerceu a função de assessor jurídico de vários sindicatos, associações de moradores, entidades estudantis, clube de mães, grupo de idosos e organizações camponesas.
Eleito vereador de Teresina em 1982. Lutou durante 16 anos contra a ditadura militar.
Ex-Secretario Municipal do Interior e Assuntos Especiais do Governo Wall Ferraz. Ex- Secretario Municipal da Defesa Civil, na Prefeitura de Teresina, no Governo Heráclito Fortes.
Foi candidato a Prefeito de Teresina em 92 por uma Frente de Esquerda (PPS PV PSB) e se destacou pela apresentação das melhores propostas.
Assumiu a Superintendência Regional da Reforma Agrária em 93 com o apoio da FETAG - CUT-CPT-MST-CDH, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Associações Rurais Camponesas, Igrejas e partidos de esquerda. Foi considerado o melhor Superintendente do INCRA no Brasil. Durante sua gestão, o INCRA enfrentou poderosas forcas ligadas ao latifúndio.
Denunciou políticos e latifundiários. Enfrentou grileiros e desafiou a base de sustentação parlamentar do governo PFL PSDB de FHC.
Foi candidato a Senador da República em 1998 pelo PPS,e em 2002, foi o candidato da Frente Trabalhista (PPS - PDT - PTB - PHS) a Governador, com Ciro Gomes candidato a Presidente da República em ambas eleições.
Decepcionado com a via institucional, volta a pregar a Revolução, retorna ao Partido Comunista Brasileiro e hoje é o principal ideólogo do PCB no Piauí. Defende a criação de uma internacional revolucionária para lutar contra o imperialismo e o capitalismo mundial.
Clique nas fotos para ampliá-las


Pensamentos de um Guerrilheiro


Se conhence o caráter de um homem pelo que ele diz e principalmente pelo que ele faz: ACILINO RIBEIRO, durante toda sua trajetória de vida disse em várias entrevista, discursos, palestras e conferências frases que o tornaram conhecido e serviram de exemplo para as pessoas. Nós estudantes, professores, intelectuais e trabalhadores, seus companheiros e companheiras de luta escolhemos dentre muitas, selecionadas para um livro a ser editado futuramente, algumas destas frases que acreditamos nortearam sua ação política e seu caráter humanista. Por isso reproduzimos aqui algumas delas, como forma de conhecermos melhor o revolucionário que todos admiram e o guerrilheiro que muitos gostariam de conhecer: nelas está contido o pensamento deste grande Revolucionário. Vejamos o que ele diz:


1. Acreditamos que a palavra comunismo vem da palavra comunhão: viver em comunidade e dividir o pão.

2. O Sermão da Montanha foi o primeiro manifesto comunista da história, quando diz: “Dai de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede”. E o maniféstio de Marx e Engels o segundo Manifesto Comunista da história e o complemetou ao afirmar: “Proletários do mundo inteiro, uni-vos, pois nada tens a perder a não ser as algemas que vos escravizam”. Lutemos porisso.

3. O capitalismo é o mais peverso sistema político-econômico que já existiu. O socialismo foi o mais humano sistema político surgido até hoje. Que Deus o preserve eternamente.

4. É dever de um guerrilheiro dedicar-se a causa da Revolução com todo o fervor revolucionário. Combater com a ética revolucionária e desenvolver em todos os seus aspéctos a luta guerrilheira.

5. A amargura de sentir as injustiças e a angústica de querer fazer alguma coisa sempre acompanharão os revolucionários e farão deles eternos guerrilheiros, combatentes pela justiça.

6. Entre a Lei e a Justiça, o revolucionário fica com a justiça.

7. Justiça não é vigança e justiceiro não é vingador. A justiça é um sentimento de amor e a vigança um impulso de ódio.

8.O revolucionário não é aquele que quer ser importante, mas aquele que quer ser útil.

9. Um revolucionário não deseja a morte do pecador ,o capitalista, mas a destruição do pecado,o capitalismo.

10. Um revolucionário quando quer ajudar alguém não deve jogar-lhe flores, mas tirar-lhe os espinhos.

11. Um revolucionário quando na oposição deve ser o melhor dos guerrilheiros, quando no poder o maior dos estadistas.

12. Todo revolucinário deve ter o coração de ouro e o punho de ferro.

13. Um revolucionário não leva o povo ao suicídio mas à vitória.

14. Na Moral, o revolucionário fundamenta seus principios. Na ética, o guerrilheiro fundamente sua ação.

15. O político tradicional tem preço e defende interesses. O político revolucionário tem valor e luta por uma causa.

16. Ser revolucionário é ser antes de tudo um humanista, leal, autentico, romântico, aventureiro, sonhador, combativo, bondoso, humilde, honesto, sereno e acima de tudo um guerrilheiro fraterno e solidário.



Várias Biografias, Perfis e Traços Biográficos foram escrito a respeito de Acilino Ribeiro. Abaixo publicaremos alguns dos mais polêmicos e mesmo não autorizados textos a seu respeito, mas com certeza todos tem um mesmo perfil. Mostra o revolucionário que é, mesmo escrito por diferentes mãos e pensamentos a seu respeito.



Perfil de um Guerrilheiro

Texto dos Jornalistas:

ANTÔNIO DE PÁDUA e
MARCOS VILARINHO

ACILINO RIBEIRO é um dos principais líderes da esquerda brasileira no Piauí. Especialista em Direito Internacional tem vários trabalhos publicados sobre Geopolítica e Estudos Estratégicos. Considerado um dos mais radicais líderes da esquerda brasileira foi Vereador de Teresina, tendo se destacado por seus pronunciamentos polêmicos, principalmente pela defesa das idéias do Coronel Khadafy e de Fidel Castro. Foi Secretario do Interior da Prefeitura Municipal de Teresina na gestão Wall Ferraz, órgão de apoio e relações com os Movimentos Sociais então sob controle dos grupos de esquerda que apoiavam Acilino. Na Secretaria criou a Assessoria de Relações Internacionais que se transformou num órgão de apoio e relações com grupos da esquerda clandestina, dando inclusive apoio a estrangeiros que passavam pelo Brasil fugindo de seus países, perseguidos pelos governos militares que dominavam a América Latina na década de 80. Foi um dos poucos líderes revolucionários latino americano que ousaram enfrentar a Operação Condor protegendo aqueles que dela fugiam.

Acusado de apoiar invasões de terra e financiar greves, passeatas e manifestações de trabalhadores, estudantes, camponeses e favelados, foi o principal responsáve, quando ainda secretário do Governo Municipal cercou o Palácio do Karnak com vários trabalhadores sem-terra e sem-teto para derrubar o Governo. Entrou no Quartel General-QG da Policia Militar com um grupo de camponeses e prendeu o então Comandante da PM-PI,e teve sua demissão pedida pelo Governador da época.
Agitador de massas e excelente articulador político, Acilino é uma espécie de “Maquiavel das Esquerdas” e também conhecido como o “Golbery das Oposições”. Estrategista dos mais calculistas, se diz a seu respeito que: “quando estar falando estar agitando, quando estar calado estar conspirando”.
Ele próprio diz que é contra a luta armada, mas é acusado de ter financiado e inspirado a reorganização de grupos guerrilheiros no nordeste brasileiro, principalmente no Piauí, quando em 1986 quis organizar um movimento de guerrilha na zona rural de Teresina. É considerado por alguns, o ideólogo do Movimento dos Comitês Revolucionários (Grupo radical da esquerda que atua clandestinamente no Piauí).
Esse Acilino, polêmico, revolucionário, irrequieto e surpreendente, conhecido ontem como “O Comandante Guerrilheiro”, e hoje como o “Guerrilheiro da Paz”, numa entrevista sobre a guerra do Golfo, faz um apelo: ”Dêem uma chance à Paz”.



VILA DA PAZ
História de uma Luta

Como surgiu? Porque surgiu? Quando surgiu? São perguntas constantes sobre a mais bonita e mais emocionante luta do Movimento Comunitário de Teresina: Vila da Paz.
Surgiu no segundo semestre de 86, mais precisamente no mês de setembro. No inicio era mata virgem, sem uma única casa. Tudo começou do nada. Mas aí veio a necessidade de muita gente que não tinha onde morar: Com ela surgiu também a esperança da moradia.
Ainda no começo, já pelo final de setembro e começo de outubro, surgem as primeiras ameaças. Mas os poucos posseiros resistem. Muita gente aparece para ajudar. Líderes comunitários, advogados, etc.
No entanto é época de eleição. E também aparecem os políticos. Durante a campanha prometem apoio e tudo mais. Depois do 15 de novembro daquele ano eles desaparecem. Ficaram apenas as promessas. O único que ficou com o povo, do começo ao fim da luta, foi o Dr. ACILINO RIBEIRO, Advogado, na época Secretário Municipal do Interior, e que nem candidato era.
Já no final do ano de 86 para o começo de 87 as ameaças de expulsões eram constantes, mas a favela crescia ligeiramente. De repente, sem sabermos de onde, apareciam famílias desabrigadas e algumas vezes até grupos de pessoas expulsas de outras favelas. Pessoas extremamente pobres, mas honestas e cheias de esperança.
O Ano de 1986 era o ano consagrado a Paz. Era o ano Internacional da Paz. Por isto foi dado o nome de Vila da Paz.
Janeiro de 1987. Foi um mês relativamente calmo, mas preocupante. As casas aumentaram e a Vila se desenvolvia. As ruas já estavam marcadas e as casas já eram construídas no alinhamento certo.
Durante todo este período ainda não se sabia de quem era realmente o terreno. Especulava-se apenas, mas a Polícia vez por outra rondava o local.
Fevereiro de 87. Primeira Semana. Era o sufoco. Começam as ameaças. Tentativas de retirada individual, mas a comunidade permanecia firme. Muitas reuniões noturnas até altas horas da noite, para prepararmos a defesa.
De repente toma-se conhecimento que será dado uma sentença contra os moradores, e que logo, estes terão que sair.
Dia 12 de fevereiro. Pela primeira vez a Polícia surge em pé de guerra. Tenta expulsar alguns posseiros, mas como a quantidade de policiais é pequena, recua.
Dia 13 de fevereiro. Ao amanhecer do dia a Vila da Paz está completamente cercada. Não entre nem sai ninguém. É o desespero total. Crianças chorando. Mulheres desmaiando, idosos gritando, porém, todos lutando. Vários pais de família que tinham saído a procura de emprego retornam ao saber das primeiras noticias.
Das 7 horas da manhã até o meio-dia a luta dos moradores é enorme. Logo cedo um grupo de moradores localiza o Vereador ACILINO RIBEIRO, Secretário Municipal do Interior, e este chega ao local. Tenta dialogar com a Polícia e os Oficiais de Justiça. Não conseguindo barrar o despejo organiza a resistência. Esta se desenvolve durante toda manhã (veja a seqüência de fotos desta página).
A tarde ao chegar de viagem, procedente de Brasília, atendendo pedido dos favelados, e as colocações do Vereador ACILINO RIBEIRO o Prefeito WALL FERRAZ desapropria a área e a entrega aos moradores. A briga vira Festa. O choro vira grito de alegria. A guerra vira paz. Surge uma nova comunidade.
A partir daí a comunidade se desenvolve. Com o apoio do Vereador ACILINO RIBEIRO, consegue muitos melhoramentos. E para homenagear aquele que nos apoiou do começo ao fim da luta, a comunidade se reúne e coloca seu nome em uma de suas principais ruas, hoje chamada: Rua Vereador ACILINO RIBEIRO.
È uma justa homenagem a aquele que nos ajudou e junto conosco lutou.
Vejamos as fotos abaixo.
Comitê Comunitário de Moradores
da Vila da Paz : ACILINO RIBEIRO
Clique sobre as fotos para ampliar



Clique sobre as
fotos para ampliar

Coordenadora do Projeto c/ Seleção de Fotos e comentários : MILENA TEIXEIRA

3 comentários:

  1. Parabéns Acilino, vc tem uma história belíssima de garra a ser passada aos jovens de hoje!!! colega de curso no senado !!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionado com a biografia de Acilino Ribeiro, não conhecia essa história.

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha um amigo em Água Branca que gostava de cantar uma música com essa letra: " lá vem o guerreiro Acilino Ribeiro..."

    ResponderExcluir